3 (2)

Conectados o tempo todo. em alguns casos até excessivamente, assim podemos definir a hiperconectividade. Não é um conceito novo, mas vem se tornando cada vez mais comum com os avanços tecnológicos e a grande oferta de dispositivos que nos cercam com acesso a internet.

Hiperconectividade é ter acesso a todos os tipos de dados e a todas as pessoas em tempo real.  Foi quando tudo virou informação que as coisas mudaram e hoje é possível afirmar que pouca ou nenhuma atividade que executamos não deixa um registro, log ou histórico da ação. Aquela compra do supermercado mostra, além do pagamento, um pouco de nosso perfil humano, o quanto gastamos, quais são nossas preferências e até como é nossa alimentação.

Quando os dados encontraram o algoritmo, nossa existência começou a ser monitorada e tanto no ambiente físico quanto no virtual, nosso próximo passo começou a ser previsto.

 

O Brasil e a Hiperconectividade.

Cada vez mais o Brasil se insere entre os países que mais mudaram seus hábitos em relação à internet. Com cerca de 235 milhões de linhas ativas, o número de aparelhos supera a população e podemos dizer que há ao menos um momento do dia, todos os dias, em que os brasileiros acessam seus aplicativos e redes sociais.

Se por um lado, a população tem uma demanda pelo acesso à internet cada vez maior, por outro, nossa realidade de acesso e estrutura ainda apresenta números baixos.

 

Problemas da conectividade excessiva.

 

À medida que estamos cada vez mais conectados a um número maior de pessoas, nossa rotina é bombardeada por uma série de impulsos. Se antes achávamos apenas que a grama do vizinho era sempre mais verde, hoje sabemos quais são os restaurantes caros que ele gosta de frequentar, como foi a última viagem dele e quais são seus planos para sábado a noite.

 

O futuro da Hiperconectividade.

 

Com mais informações ao nosso dispor, a vida se torna mais fácil e confortável. Seja na melhor rota de deslocamento, seja na possibilidade de economizar com uma pesquisa de preços ou ainda na análise de dados para uma tomada de decisão mais precisa, a informação existe para clarear e não confundir.

Junto com os desafios de uma vida equilibrada com a hiperconectividade estão os ganhos que só os avanços da tecnologia proporcionam. Tendências como Internet das Coisas, Indústria 4.0 e Digital Twin só estão aparecendo graças a essa hiperconexão e a tecnologias como Cloud e Big Data.

Imagine que aparelhos de nossas casas terão cada vez mais autonomia até chegar ao ponto de uma geladeira que avisa qual é o alimento que está em falta, um clássico exemplo de Internet das Coisas. Ou ainda empresas que podem ganhar muito em produtividade aliando esse conceito da Internet das Coisas com sistemas de produção descentralizados capazes de tomar decisões autonomamente, o que vem sendo chamado de 4ª Revolução Industrial, ou Indústria

4.0.

Mais do que uma ameaça, a hiperconectividade é um mar de oportunidades de eficiência e negócios para todos os ramos, uma realidade presente que está revolucionando nossa relação

com o mundo.