5f mobilidade

MOBILIDADE – A tecnologia da mobilidade revolucionou a maneira como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. Por isso, podemos dizer que as tendências de mobilidade do consumidor atingiram as empresas como se fossem tempestades. A maioria dos funcionários usa seus aparelhos móveis para o trabalho durante toda a semana de expediente e com frequência durante o final de semana. Por essa razão, mais e mais empresas, de instituições educacionais a organizações de saúde, estão investindo grandes porcentagens de seus orçamentos de TI em iniciativas de mobilidade.

As organizações podem optar por dispositivos, que até custem mais, mas que possuam altos níveis de controle e segurança, ou ainda adotar programas de BYOD. Bring Your Own Device é uma mudança das estratégias digitais da empresa para uma abordagem em que os funcionários passam a utilizar os próprios aparelhos eletrônicos no seu dia a dia, inclusive para assuntos de trabalho.

UP DE PRODUTIVIDADE EM QUALQUER HORA E LUGAR – Modelos de trabalho mais flexíveis e novas tecnologias facilitam o acesso aos dados, aplicativos, ferramentas e pessoas para trabalhar em qualquer local, o que aumenta a produtividade e reduz o tempo de inatividade. A mobilidade fornece aos trabalhadores de campo, acesso seguro a aplicativos e bancos de dados, permitindo que eles eliminem a necessidade de presença física no escritório e aumentem suas visitas. A capacidade de trabalhar em qualquer local aumenta a conexão da empresa com o empregador e melhora a retenção e o recrutamento.

Alguns exemplos dos benefícios de acesso seguro a aplicativos corporativos e dados de qualquer lugar:

  • – Os funcionários podem trabalhar e se comunicar de forma mais flexível e eficiente.
  • – Professores e alunos podem colaborar uns com os outros ao acessar recursos de aprendizagem fora das salas.
  • – Colaboradores da área da saúde revisam dados e imagens dos pacientes em seus escritórios mesmo não estando fisicamente no hospital.

FÁCIL DE IMPLEMENTAR, FÁCIL DE USAR – Os benefícios da mobilidade possuem desafios e riscos

Dispositivos móveis e programas em geral são mais complexos de implantar e gerenciar do que tecnologias e ambientes com fios conhecidos, mas a mobilidade empresarial tem mudado completamente o tradicional modelo top-down de controle corporativo de TI, transferindo grande parte do controle de dispositivos e serviços para o usuário final, criando novos desafios de segurança e gerenciamento.

Ferramentas de segurança e gerenciamento ajudam as organizações a enfrentar esses desafios. O acesso à rede virtual privada (VPN) garante a segurança das transmissões de dados e outras transações de rede, o que permite que as organizações rastreiem e monitorem o tráfego de dados. Ferramentas de gerenciamento móvel fáceis de usar para dispositivos fornecidos pelo empregador ou por funcionários fornecem gestão, monitoramento e segurança centralizados e remotos para todos os tipos de dispositivos móveis. Por exemplo, eles podem ser usados ​​para bloquear ou limpar um dispositivo roubado ou perdido, fornecer acesso baseado em função a dados e aplicativos.