Big data (1)

Uma terminologia que diz respeito a uma grande massa de dados, o Big Data engloba informações de uma forma geral, tanto estruturadas quanto não-estruturadas. Essas informações podem sobrecarregar a rotina das empresas, mas esse assunto não trata somente da quantidade de informações, mas sim como as empresas trabalham com esse potencial. Esse grande volume pode servir de fonte para análises e decisões mais assertivas para as empresas.

Para essas análises, é preciso que as organizações invistam em soluções que ofereçam aos profissionais de TI condições de trabalhar com essas informações em larga escala. Dentro do marketing das empresas, as soluções de Big Data já são cruciais para a definição de táticas de mercado e, a partir das análises, elevar a competitividade, diminuir gastos e auxiliar as decisões mais estratégicas.

Dentro dos princípios do Big Data, existem os 5Vs que são os aspectos fundamentais da análise e extração de resultados das informações.

São eles:

Volume:

As empresas possuem informações provenientes de origens diversas. Esses dados incluem informações de mídias sociais, dados financeiros ou até informações trocadas entre as máquinas da organização.

Velocidade:

Atualmente o trânsito desses dados tem atingido uma velocidade cada vez maior. Dessa maneira, o tratamento das informações deve ser feita em tempo real. Instrumentos como etiquetas RFID, sensores smart e outros recursos ajudam a trabalhar com o Big Data.

Variedade:

As informações são fornecidas em incontáveis formatos e podem ser estruturados ou não-estruturados. De senhas a códigos, passando por bases numéricas, textos, emails e transações financeiras, tudo é informação.

Veracidade:

Quais são as informações confiáveis e que dizem respeito ao que você precisa analisar? Essa é a pergunta que o atributo da veracidade responde. A grande meta do Big Data é assegurar o valor das informações da sua empresa.

Valor:

Nesse desafio, a abordagem aos dados é definida. Como objetivo, essa etapa visa assegurar a utilidade das informações que serão usadas estrategicamente no negócio.

Isso é tudo sobre o Big Data, Fique ligado no Blog da 5F para mais informações sobre tecnologia.