Junho/2011

 

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC) inaugurou sua nova sede em São Paulo no início deste ano com uma infraestrutura de TI de ponta. A 5F Soluções foi uma das empresas responsáveis pelo projeto, que durou seis meses e hoje atende a todas as necessidades dos cerca de 300 colaboradores que trabalham no local.

Depois de 15 anos funcionando nas dependências do Shopping Market Place, no bairro do Morumbi, a IESC transferiu sua sede no início deste ano para o novo anexo do Shopping Iguatemi São Paulo, nos Jardins. Em julho de 2010 teve início o projeto de infraestrutura de TI do prédio, encabeçado pela 5F Soluções, antiga parceira da empresa na área de integração.

De acordo com o diretor comercial da 5F Soluções, Sylvio Herbst, o primeiro passo foi a realização de um estudo minucioso para entender as necessidades da nova sede, quais tecnologias seriam utilizadas, qual a infraestrutura necessária, como e por quem seria implementada.

“Nosso maior desafio era chegar a uma arquitetura tecnológica adequada, com contingência, estabilidade e transparência. Tudo isso ao mesmo tempo em que a obra era finalizada, com um cronograma bem apertado e envolvendo dezenas de pessoas”, relata Herbst.

 

A 5F soluções ficou responsável por três áreas:

Cabling – A equipe da 5F Soluções adaptou o projeto arquitetônico de cabeamento existente visando a otimização dos recursos, espaços e gerenciamento. Uma das mudanças mais importantes foi a substituição de racks fechados por racks abertos.

De acordo com Herbst, foram executados mil pontos de cabeamento categoria 6 para tráfego de dados, voz e imagens do Circuito Fechado de TV e IPTV, e diversos sistemas de automação e segurança de elevadores, interfones, estacionamento, entre outros. Além disso, a equipe da 5F Soluções executou o backbone óptico entre os andares do prédio e a interligação do mesmo ao Shopping Iguatemi.

LAN – A rede local foi desenhada pela equipe da 5F Soluções, em conjunto com a gerência de TI da Iguatemi, que também definiu os equipamentos que a compõem. “Todos os ativos de rede foram trocados, tudo é novo e está de acordo com as melhores práticas de mercado”, ressalta Herbst.

WLAN – A implantação lógica e física da rede local sem fio foi executada pela 5F Soluções, que com um ponto central gerencia três redes distintas: corporativa, visitantes e prestadores de serviço.

 

Detalhes do projeto

Mesa limpa: um dos desejos da Iguatemi era que as mesas das salas de reunião ficassem livres, já que são muito utilizadas para manuseio de plantas. A solução foi a utilização de computadores do tipo thin-clients, periféricos sem fio e TVs de plasma instaladas nas paredes.

Salas prontas com um toque: na nova sede, o 9º andar foi 100% dedicado a salas de reuniões, das quais, quatro são totalmente automatizadas. Nessas salas é possível, a partir de um click, usufruir de diferentes cenários e configurações que ajustam de forma automática luzes, cortinas, TVs, vídeo conferência, entre outros itens. Algumas são pré-configuradas para determinados tipos de utilização. Para uma reunião que terá apresentação de vídeo, por exemplo, basta que o usuário escolha tal opção para que a sala seja preparada automaticamente: as cortinas são fechadas, a temperatura acertada, as luzes reduzidas e as TVs posicionadas, tudo com apenas um toque no monitor de controle.

Imagem de alta qualidade: as 22 salas de reunião distribuídas entre os três andares ocupados pela nova sede possuem TVs de LED de alta definição e thin-client com teclado e mouse sem fio e, em uma das salas, foi implementada adicionalmente uma película multi-touch na TV de LED. A partir desta película, é possível acessar, por exemplo, o Google Earth e interagir com o ambiente, girar, expandir e contrair a imagem, uma experiência similar à proporcionada pelo iPhone e iPad.

Mais pessoas ao telefone: para possibilitar a participação de mais colaboradores em conferências por telefone, mais qualidade e menor custo, foi implementada a tecnologia de telefonia IP dial-in. Com ela, é possível reunir até 15 usuários (a tecnologia antiga permitia apenas cinco) que se conectam à sala de reunião através de um número criado para o local.

 

Resultados

“Nosso maior objetivo era oferecer qualidade máxima nos serviços de TI ao público interno. Hoje a rede é totalmente padronizada e estável e os recursos disponibilizados proporcionam maior produtividade”, garante o diretor comercial da 5F Soluções.

A infraestrutura de TI da sede da Iguatemi é hoje o padrão para todos os shoppings da empresa.

 

Veiculado em:
– Decision Report;
– Alshop;
– Call to Call;
– IT Web.

 

LuxCom Comunicação Estratégica | Daniela Ferreira | daniela.ferreira@luxcom.com.br
Marketing 5F Soluções em TI | Larissa Pampani | marketing@5f.com.br

Voltar