imagem de uma nuvem com fundo azul remetendo a tecnologia em nuvem
imagem de

As rápidas modificações que acontecem no mundo empresarial necessitam de um novo posicionamento tecnológico: a nuvem como serviços. Mas quais são suas vantagens? Essa categoria é responsável pela alta disponibilidade, proteção de dados e conformidade normativa. Em tempos de LGPD, inclusive, isso se torna ainda mais importante. 

Ainda assim, alguns gestores de TI conhecem a realidade dos backups: embora sejam essenciais, eles não são, necessariamente, estratégicos. Ou seja, os backups na nuvem não vão trazer novos clientes nem acelerar a jornada de transformação digital. Mas eles são indispensáveis para garantir a continuidade dos negócios. Assim, como garantir a disponibilidade e ainda reduzir custos? 

O backup na nuvem como serviço aparece, então, como uma alterativa para reduzir custos, reduzir a carga de trabalho da TI e melhorar a segurança e a conformidade. E ainda garantindo o aproveitamento das habilidades de um provedor de serviços experiente. 

É através da nuvem como serviço que a sua empresa consegue diversas vantagens, tais como: 

Maximização dos recursos de TI 

Como a maioria das empresas atualmente tem recursos de TI limitados, os gastos em uma função de “manutenção”, como o backup, não parecem estrategicamente interessantes. Por isso a nuvem funciona bem: ela é capaz de maximizar os recursos de TI ao facilitar a migração de backups para um provedor de serviço externo, pagando somente pelo que precisar, quando precisar. Tudo isso com criptografia de ponta a ponta. 

Facilidade de cumprir as melhores práticas 

Para aderir à regra “3-2-1″ do mundo do backup, é preciso manter uma cópia dos backups em um local externo. Mas para muitas empresas, enviar backups para um local externo pode ser um grande desafio devido às limitações na largura de banca, volumes de dados em expansão e falta de recursos. Entretanto, com a nuvem, é possível mover backups facilmente para um provedor de serviços de nuvem que tenha a largura de banda necessária, sem custo adicional.  

Simplicidade, rapidez e melhorias na recuperação de desastres 

Através da mudança para o backup na nuvem como serviço, a sua capacidade de resposta a um desastre, ou a qualquer outro evento que afete a disponibilidade, é aumentada. Além de cumprir as melhores práticas e a regra 3-2-1 de backup, você poderá acessar seus dados rapidamente, sem a preocupação de procurar pelas fitas guardadas em algum lugar da empresa.  

Se você realmente quiser simplificar, acelerar e reduzir os custos da recuperação de desastres, pode optar por uma solução e um provedor de serviços que também ofereça replicação baseada na nuvem. Isso vai oferecer uma recuperação de desastres eficiente e acessível, com objetivos de tempo de recuperação (RTOs) e de ponto de recuperação (RPOs) de menos de 15 minutos para todas as aplicações, sem ter de investir em um segundo local. 

Para isso, conte com um provedor de serviços que tem grande conhecimento e experiência na implementação da nuvem como serviço. Afinal, o backup na nuvem é simples por um lado, mas complexo por outro. Um dos motivos é porque há toda uma gama de opções cujo valor varia de uma empresa para outra, dependendo das necessidades particulares delas.  

Para compreender a necessidade atual do seu negócio e investir na nuvem como serviço, conheça nossa solução em infraestrutura hiper convergente e nossa parceria com a Nutanix, uma empresa referência mundial em soluções na nuvem híbrida e privada. Clique aqui para saber mais.