fundoi azul marinho com alguns símbolos brancos remetendo a mapeamento wifi

Existem diversas maneiras de garantir uma alta performance da rede de wi-fi na sua empresa. Uma delas, e talvez a mais indicada, seja o site survey. Esse procedimento nada mais é do que um levantamento completo das características do ambiente onde se deseja implementar a rede wi-fi. Ou seja, é um mapeamento do espaço para garantir que a configuração dos pontos de acessos (APs) esteja na melhor distribuição possível. 

Esse tipo de estudo do ambiente serve para garantir o atendimento das expectativas do usuário. Tanto para suprir suas necessidades quanto para otimizar sua experiência. Em outras palavras, ele funciona para possibilitar a autenticação rápida, a conexão fluida e a utilização eficiente das redes de wi-fi. 

Como funciona o site survey? 

Ainda com o perfil da planta baixa do local, algumas variáveis são analisadas, tais como: condições de propagação de sinal, existência de obstáculos (como paredes) e interferências de outras frequências. Esse mapeamento, que define o site survey, deve funcionar como um projeto base para a distribuição dos pontos de acesso de rede. Se houver mudanças no projeto inicial, melhorias e análises devem ser feitas periodicamente. 

Tipos de site survey 

Site survey preditivo 

Realizado através de um software específico, que faz uma simulação para estimar a cobertura wi-fi no ambiente. Existe, inclusive, a possibilidade de fazer o upload da planta baixa do local, adicionando dados de composição dos materiais do ambiente, como paredes e janelas 

Site survey passivo 

Através de um escaneamento (varredura) completo do espectro eletromagnético do local, é possível identificar sinais concorrentes e ajudar o administrador na escolha dos melhores canais para configurar os APs. Ou seja, é um trabalho de “escuta” do tráfego do wi-fi no local, visando encontrar APs ativos, medir a intensidade do sinal e verificar ruídos. 

Site survey ativo 

Pode ser realizado apenas quando a rede já está instalada e operando. O objetivo principal deste tipo de mapeamento é validar o efeito de roaming entre os APs instalados no local, verificando o tempo de resposta, por exemplo. 

Por que o site survey é tão importante? 

É no momento desse mapeamento que é possível: 

  • Evitar barreiras e obstáculos que podem causar áreas de sombra (sem wi-fi) 
  • Antever possíveis barreiras físicas 
  • Escolher o melhor posicionamento dos equipamentos 
  • Analisar as melhores alternativas para expandir a rede no futuro 

Além disso, o site survey proporciona diversas vantagens e benefícios, tais como: 

  • Precisão na quantidade de pontos de acesso 
  • Otimização de tempo e equipamentos 
  • Redução de custos 

Outro ponto importante de ser destacado é que esse procedimento precisa ser 100% customizado para que tenha o retorno esperado. Por isso, se você visa garantir a eficiência do seu projeto, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar você neste mapeamento.